top of page

Serviços

Primeira Habilitação

Venha até o CFC CAMAQUENSE para abrir o processo de primeira habilitação e apresente os seguintes documentos: 

- carteira de identidade (original e cópia);
- CPF (original e cópia), caso o nº de inscrição não conste na carteira de identidade;
- comprovante de residência (original e cópia).

NÃO é necessário trazer fotos! 

 

É importante atentar para as condições do seu documento de identificação. Ele precisa estar em perfeito estado, pois será utilizado para a realização de todas as etapas, incluindo as provas.

Os valores constam em tabela vigente atualizados pelo Detran RS anualmente.

placa parada obrigatoria sinal de transi

Renovação da CNH (Exames)

O condutor cuja CNH (Carteira Nacional de Habilitação) venceu ou está em vias de vencer, que queira novo documento de habilitação na mesma categoria em que está habilitado, deve realizar o serviço Renovação de Exames.

Venha até o CFC CAMAQUENSE e traga a sua CNH e um comprovante de residência atual para dar início ao serviço. 

Os valores constam em tabela vigente atualizados pelo Detran RS anualmente.

CNH Definitiva

Depois de ter concluído o período de permissão para dirigir, se você não cometeu infração de natureza grave ou gravíssima, nem foi reincidente em infração média durante a validade da permissão, você está apto para solicitar a CNH definitiva.

 

Para isso, precisa vir até o CFC CAMAQUENSE, apresentar documento de identidade e CPF, podendo ser a própria permissão (original e cópia) e comprovante de residência (original e cópia). Depois, solicite a guia de pagamento da taxa de expedição do novo documento, pague em um banco conveniado e aguarde em torno de 5 dias úteis para retirar o documento no CFC, mediante a entrega da permissão para dirigir.

 

Os valores constam em tabela vigente atualizados pelo Detran RS anualmente.

placa parada obrigatoria sinal de transi

Adição de categorias

Pode solicitar este serviço quem possui CNH (Carteira Nacional de Habilitação):

  • categoria B, C, D ou E e deseja adicionar a categoria A ou ACC;

  • categoria A ou ACC e deseja adicionar a categoria B.

Forma de solicitação

Venha até o CFC CAMAQUENSE, com sua CNH e comprovante de residência atual, faça a abertura da documentação.

Os valores constam em tabela vigente atualizados pelo Detran RS anualmente.

Mudança de categorias

Pode solicitar este serviço quem possui CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de categoria:

  • B e deseja obter CNH de categoria C ou D;

  • C e deseja obter CNH de categoria D ou E;

  • D e deseja obter CNH de categoria E.

Pré-Requisitos

  • Saber ler e escrever;

  • Possuir documento de identidade;

  • Ser penalmente imputável;

  • Possuir CPF;

  • Para habilitar-se na categoria “C”: estar habilitado no mínimo há 1 ano na categoria “B” e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, nem ser reincidente em infrações médias, durante os últimos 12 meses;

  • Para habilitar-se na categoria “D”: ser maior de 21 anos, estar habilitado no mínimo há 2 anos na categoria “B” ou no mínimo há 1 ano na categoria “C” e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, nem ser reincidente em infrações médias, durante os últimos 12 meses;

  • Para habilitar-se na categoria “E”: ser maior de 21 anos, estar habilitado no mínimo há 1 ano na categoria “C” ou “D” e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, nem ser reincidente em infrações médias, durante os últimos 12 meses;

 

Forma de Solicitação

  • Venha até o CFC CAMAQUENSE com sua CNH e comprovante de residência atual, faça a abertura da documentação e realize o exame toxicológico em um laboratório de sua escolha. Os valores constam em tabela vigente atualizados pelo Detran RS anualmente.

placa_transito_siga_em_frente_ou_vire_a_

Cursos Especializados

Quem deseja conduzir veículos de transporte coletivo de passageiros, de escolares, de emergência, de produtos perigosos, de cargas indivisíveis, de motofretista ou mototaxista, cuja qualificação deve constar no documento de habilitação, deve procurar este serviço. A validade dos cursos é de 5 (cinco) anos.

Alguns dos cursos listados acima podem ser feitos na modalidade EAD, com ensino à distância.

Existem exigências impostas por legislação para cada um dos cursos mencionados anteriormente. Os valores constam em tabela vigente atualizados anualmente.

CNH estrangeira

É o reconhecimento da carteira estrangeira no Brasil. Serão reconhecidos os documentos de habilitação, com data de validade em vigor, dos países amparados por Acordos ou Convenções Internacionais, assinados e ratificados pelo Brasil, ou ainda pelo Princípio da Reciprocidade.

Forma de Solicitação

​Venha até o CFC CAMAQUENSE com os documentos listados abaixo para dar início a abertura da documentação.

Documentos Necessários

Condutor estrangeiro habilitado em outro país:

  • Requerimento assinado pelo condutor solicitando o registro/reconhecimento da habilitação estrangeira;

  • Documento de habilitação estrangeira com data de validade em vigor e cópia autenticada;

  • Tradução oficial do documento de habilitação estrangeira (original), se não for país de língua portuguesa – por tradutor público juramentado no Brasil, devidamente registrada no Serviço de Registro de Títulos e Documentos;

  • Documento de identificação do condutor  (RNE ou Extrato do RNE, ambos fornecidos pela Polícia Federal, ou protocolo de identificação de refúgio – CONARE) original e cópia autenticada; ;

  • Cópia do CPF ou comprovante de inscrição no CPF, emitido através do sítio da RFB;

  • Comprovante de residência no RS (conta de água, luz, gás, telefone, rede de internet, TV por assinatura, condomínio, referente ao último mês ou contrato de locação) e cópia ou declaração de residência assinada no CFC.

Os valores constam em tabela vigente ajustados anualmente pelo DETRAN RS.

Aulas para habilitados

Você que já possui habilitação a algum tempo, mas ainda se sente inseguro(a) para dirigir, pode estar realizando aulas práticas para treinamentos específicos em nossos veículos, visando diminuir o medo de dirigir e a dificuldade enfrentada por você.

Para isso, é só vir no CFC CAMAQUENSE, trazendo sua CNH em validade, contratar a quantidade de aulas pretendidas e realizar o agendamento das mesmas.

Os valores constam em tabela vigente atualizados pelo Detran RS anualmente.

placa_transito_siga_em_frente_ou_vire_a_

Permissão internacional para dirigir

A PID (Permissão Internacional para Dirigir) é o documento internacional que comprova a condição de condutor habilitado. A PID emitida no Brasil é válida nos territórios das Partes Contratantes da Convenção sobre Trânsito Viário, celebrada em Viena, em 8 de novembro de 1968, desde que seja apresentada junto com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) dentro do prazo de validade.

Embora não seja obrigatória, pois só a CNH já seria aceita, portar a PID junto com a CNH é o mais recomendável, visto que se trata de um documento internacionalmente reconhecido, traduzido em oito idiomas (além do português, alemão, árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, japonês e russo). A PID pode facilitar a checagem das informações do condutor, não apenas em situações de fiscalização com agentes oficiais, mas também na hora de locar veículos, resgatar seguros e buscar agilidade nos atendimentos em casos de acidentes.

 

Pré-Requisitos

Ter uma Carteira Nacional de Habilitação válida, expedida pelo DetranRS .

Observação: Caso a CNH tenha sido expedida em outra Unidade da Federação, o condutor deverá solicitar a transferência do registro da CNH para o Estado do Rio Grande do Sul providenciando, após a devida confirmação dos dados da transferência, a expedição de nova CNH antes de solicitar a PID.

 

Forma de Solicitação

Venha até o CFC CAMAQUENSE, traga sua CNH em validade e um comprovante de residência atual e faça a abertura da documentação. Os valores constam em tabela vigente atualizados pelo Detran RS anualmente.

bottom of page